domingo, 29 de abril de 2012

O BRINCAR NA CRECHE


As crianças estão entrando na creche cada vez mais cedo, por isso as escolas de Educação Infantil sentem a necessidade de acolher e estimular essas crianças para um melhor desenvolvimento futuro.
Sabemos através de pesquisas que é nesta fase da vida (0 a 3 anos) que o ser humano se desenvolve com maior intensidade, adquirindo os pré-requisitos necessários para o seu desenvolvimento posterior.
Nessa primeira fase da infância as crianças aprendem através da ação sobre os objetos, pessoas e ambiente, por isso elas devem ser estimuladas a explorar e agir diante das situações de aprendizagem.
As crianças pequenas necessitam de amplas oportunidades para experimentar uma variedade de experiências sensoriais e motoras, por isso, um ambiente bem organizado, onde objetos estimulantes estão acessíveis e onde há uma variedade de escolhas e desafios visuais, tácteis e motores que chamam a atenção da criança, encoraja a curiosidade, a exploração, e permite que cada criança estabeleça uma relação com o mundo ao seu próprio ritmo.
Uma das atividades principais para a aprendizagem e o bem estar da criança é a brincadeira. O brincar na creche se caracteriza como atividade fundamental para a construção do conhecimento da criança sobre o mundo. Através das brincadeiras a criança experimenta diversas maneiras de agir, de sentir e pensar, descobrindo e exercitando habilidades e competências variadas, além de ter a oportunidade de desenvolver a linguagem, aprender papéis sociais, interagir e ser criativa.
Nesse sentido, priorizamos as brincadeiras em todas as atividades que compõe a rotina da creche, como por exemplo, a hora do banho com crianças do berçário (de 4 a 11 meses) utilizamos livros, objetos, canções; e também com os maiores (maternal 2) realizando atividades diversificadas que utilizam a brincadeira como uma forma de aprendizagem.



















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